Gestão de Riscos X Prevenção de Perdas e Auditoria no Varejo
Tenho observado em algumas estruturas organizacionais do varejo de médio e grande porte, diferentes papéis desempenhados pelas áreas de Prevenção de Perdas, Gestão de Riscos e Auditoria.
Tenho observado em algumas estruturas organizacionais do varejo de médio e grande porte, diferentes papéis desempenhados pelas áreas de Prevenção de Perdas, Gestão de Riscos e Auditoria.
Implementar um programa de prevenção de perdas estratégico e sustentável é um grande desafio para aqueles que buscam a melhoria contínua da rentabilidade no varejo.
Se pudéssemos resumir os pontos principais das discussões dos executivos do varejo em suas reuniões estratégicas, para atingimento de metas, principalmente a de maximização dos lucros, dividiríamos esses pontos em 3(três) blocos:
Grande parte das perdas, ocasionadas pelo furto interno, ocorrem em razão de fraudes praticadas nas operações dos pdv’s. De posse do dinheiro, colaboradores mal intencionados podem manipular as operações de caixa e se apropriar indebitamente do dinheiro.